Feinagro é ponto de encontro para conhecimento e bons negócios
Feinagro é ponto de encontro para conhecimento e bons negócios
2024-04-24
Palestras sobre o futuro do agronegócio brasileiro atraíram centenas de visitantes
O segundo dia da Feinagro reuniu centenas de pessoas para acompanhar a palestra da pecuarista Carmen Perez sobre bem estar animal e o futuro da pecuária. Os produtores ainda tiveram a chance de aproveitar as condições especiais de negócios para adquirirem máquinas e implementos inovadores que estão expostos na feira.
O pavilhão de palestras ficou cheio de um público diversificado, indo dos mais jovens aos mais experientes. A jovem Milena Campos estava empolgada com a chance de assistir ao vivo a uma palestra da renomada pecuarista.
“Eu acompanho ela nas redes sociais há muito tempo. Tô terminando a faculdade de medicina veterinária e me inspiro muito em tudo o que ela ensina sobre manejo. É sensacional que a Feinagro tenha trazido ela aqui em Mineiros”, disse.
Durante a palestra, Carmen apontou que o principal caminho para conseguir alcançar um bom manejo animal, é a mudança humana de comportamento. “Há mais de 20 anos eu venho falando de bem estar animal com a cadeia produtiva. E outra coisa me chamou atenção: a capacidade humana de mudar”, explicou ela.
“Hoje eu entendo que esse processo que parecia muito simples e muito espontâneo exige muito esforço. No Brasil existem mais bovinos do que humanos. Essa é uma das principais atividades e me parece fundamental que a gente aprenda e evolua a forma que a gente lida com esses animais. É fundamental aprender mais sobre aquilo que é nossa matéria prima”.
Além da palestra de Pérez, durante o dia ainda foi realizada uma mesa redonda sobre a pecuária de leite em Mineiros, e palestras sobre manejo de doenças foliares em soja com Carlos Alberto Forcelini, e Luciana Miranda Lima falando sobre como reduzir as perdas na silagem de milho.
Conhecimento e cooperativismo
O Sistema OCB-GO está presente na Feinagro trazendo uma dinâmica que gera conhecimento e instiga um futuro cooperativista. No stand, as crianças e jovens são convidados a participarem de uma pequena aula e a responder algumas perguntas. O objetivo é levar aprendizado sobre o cooperativismo aos mais novos e ensiná-los que é cooperando que se cresce.
“É um projeto que tem o intuito de plantar uma sementinha do cooperativismo nos jovens. Quando a gente vai conversar com eles, damos o exemplo de que a Comiva é uma cooperativa que mudou o cenário da comunidade em que está inserida. Então a gente mostra até onde o cooperativismo é capaz de chegar e que está no dia-a-dia deles”, explica Ana Paula Naves, analista de cooperativismo do Sescop-GO.
A Feinagro é um exemplo inspirador de como o sistema coop pode prosperar. Ao reunir agricultores e empreendedores, o evento cria um ambiente propício para a troca de conhecimentos, o fortalecimento de redes colaborativas e a valorização dos produtos locais. Através da cooperação, o setor consegue negociar em melhores condições e promover o desenvolvimento sustentável.
Inovação para o campo
Tratores, drones, colheitadeiras, misturadores de ração e muito mais. O produtor que visita a Feinagro está em busca de condições de negócios especiais, e os comerciantes de maquinários e implementos agrícolas estão trazendo as melhores oportunidades, criadas especialmente para atender o público do evento.
“O cliente vai ter condição especial e crédito, principalmente. A gente sempre cria uma condição especial bem interessante para atender o período da feira”, explicou o consultor de vendas, Ednei Rezende.
Os produtores, em resposta, estão aproveitando essas condições. De acordo com Ivangder Guimarães, supervisor de máquinas e implementos da COMIVA, no primeiro dia da feira a negociação dos maquinários já ultrapassou o valor total do ano passado. Esse sucesso acompanha a expectativa da diretoria da cooperativa em superar os números de 2023.
Até mesmo equipamentos premiados estão disponíveis na feira. Um pulverizador com trinta metros de barra recebeu uma premiação internacional de design de cabine. “Podemos dizer que é um equipamento de ponta para agricultura. A gente tá apostando muito no sucesso da feira”, disse Guimarães.