Abertura da Feinagro movimenta Mineiros e conta com diversas lideranças políticas
Abertura da Feinagro movimenta Mineiros e conta com diversas lideranças políticas
2024-04-23
Primeiro dia também contou com palestras sobre segurança alimentar e como minimizar os impactos da quebra de safra
A Feinagro tem sido um ponto de convergência para o agronegócio de Mineiros e região, com um papel importante no fomento e desenvolvimento local. O evento se consolida como um espaço fundamental para o compartilhamento de conhecimento, tecnologia e oportunidades de negócios e reflexo disso pode ser sentido durante a solenidade de abertura oficial, com a presença de diversas autoridades.
O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (Comiva), Cássio Teodoro Carrijo, aproveitou o momento para relembrar a fundação da cooperativa e reforçar o papel econômico e social.
“A nossa luta é trabalhar com responsabilidade e competência, contribuindo para a prosperidade dos nossos cooperados em suas atividades”, disse ele. “O que nos motiva nessa edição são as inovações, buscar a proximidade com o produtor rural. E vocês vão perceber nessa feira essa inovação, e o mais importante, que eu sempre gosto de ressaltar: a simplicidade, o nosso jeitão de conduzir os trabalhos. Esse é o nosso jeito de ser e é isso que nós colocamos diante da Feinagro”, completou ele.
O presidente ainda destacou alguns projetos da cooperativa que tem dado muito certo. “Um projeto se chama ‘Pé Na Estrada’ que é a Comiva em ação, é a Comiva em movimento, é a Comiva tornando acessível aos produtores. Onde nós desenhamos a região, e fomos visitar cada espaço para entender o jeito que é a cultura de cada região, para tentar levar soluções pro campo”, explicou Carrijo.
O secretário de Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás, Pedro Leonardo Rezende, representando o governador Ronaldo Caiado, destacou a importância da Feinagro no cenário nacional e no desenvolvimento da região.
“Esse evento tem se consolidado cada vez mais como um dos principais eventos de tecnologia rural do Brasil. Na verdade essa região aqui, é uma das mais produtivas do estado de Goiás e com certeza eventos como esse tem contribuído fortemente para o desenvolvimento”, disse Rezende.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, anunciou que juntamente com os deputados estaduais Rosângela Rezende (Agir) e Julio Pina (Solidariedade) irão apresentar um projeto para inserir a Feinagro no calendário oficial do governo estadual para que a feira receba recursos a partir do ano que vem.
José Mário Schneider, vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) fez questão de relembrar que a Comiva tem uma base bem consolidada em Mineiros e região, e parabenizou a diretoria pela realização da feira. “Sem dúvida nenhuma, já é um evento tradicional e começa a se firmar também como uma grande feira e eu não tenho dúvida que ela vai cada vez mais ocupar espaço no nosso calendário”, disse ele. A deputada federal Marussa Boldrin também acompanhou a comitiva e disse que a região vai continuar recebendo emendas a fim de melhorar as condições de vida da população.
O prefeito de Mineiros, Aleomar Rezende, demonstrou entusiasmo com mais uma edição da feira, a qual a prefeitura vem apoiando desde o princípio. “A primeira era muito pequena, e ela se agigantou. Hoje é uma das maiores feiras nacionais”, declarou ele.
Palestras trazem informações sobre segurança alimentar e como minimizar prejuízos no campo
Além da cerimônia de abertura, o primeiro dia da Feinagro contou com palestras de destaque. O ex-presidente do Banco do Brasil na gestão Bolsonaro, Fausto Ribeiro, falou sobre como o país pode alavancar a produção de alimentos a partir de capital estrangeiro. Ribeiro reforçou ainda que uma das maiores pautas do momento é a segurança alimentar. “Pode faltar comida em breve, precisamos estar preparados para continuar sendo esse celeiro de alimentos”, disse.
Leandro Amaral, advogado especialista no agronegócio também trouxe informações sobre como os produtores podem utilizar recursos jurídicos para reverter problemas financeiros, em decorrência de intempéries climáticas, por exemplo.
Em 2023 a Feinagro teve um faturamento de R$219 milhões e recebeu cerca de 20 mil visitantes. Neste ano, a expectativa dos organizadores é ampliar os números.