Sistema de produção de ovos caipiras é destaque na Feinagro
Sistema de produção de ovos caipiras é destaque na Feinagro
2023-04-13
A feira também conta com exposição de carros, algumas relíquias são da década de 1950
Criar ovinos não demanda muito espaço ou trabalho, é o que apontou o 4° Encontro Técnico de Ovinocultura do Sudoeste Goiano, realizado nesta quarta-feira, dentro da Feinagro. Essa é uma cultura cheia de potencial e lucrativa quando bem trabalhada a partir de planejamento adequado. "O carneiro não é nelore. Não se cria carneiro igual cria nelore", explicou Weig Oliveira Martins, pois ao contrário dos bovinos, essa criação necessita de atenção mais detalhada do pecuarista.
Segundo o especialista, Mineiros conta com uma média de 2 mil cabeças de ovinos. Não há frigoríficos para abate no município, o mais próximo fica em Rio Verde, por isso é preciso fazer um planejamento de manufatura da carne ovina em Mineiros. “O sistema cooperativista une o produtor com o mercado, a dificuldade com a técnica, e recomendamos investimento em genética”, pontuou Martins.
Nesta quarta o público ainda pode conferir a palestra como lucrar com a produção de ovos caipiras. Cesar Giordano esclareceu que para o ovo ser considerado caipira, a galinha tem que ser criada em área externa, solta, com alimentação diversificada (com restos de frutas, por exemplo) e acesso a área de pasto. O modelo é semelhante ao meio tradicional de fundo de quintal, mas no formato de negócio. "Nós temos também um sistema caipira como negócio" que é definido por uma norma da ABNT de 2017. O lucro não depende de um fator isolado e sim de uma série de fatores. "A avicultura está nos detalhes", disse. Por fim, ele explicou que o lucro do negócio de ovos caipira é definido por: planejamento: conhecer o ciclo de produção dos ovos, genética, infraestrutura, alimentação, sanidade (doenças), marketing e comercialização.
A feira conta com a presença de vários bancos e eles têm atraído o público interessado em crédito e linhas de fomento. O Banco do Brasil, por exemplo, apresentou o Projeto Broto, que ajuda produtores rurais a expandirem os negócios. O Broto é um programa de relacionamento e engajamento e uma jornada de maior tráfego, melhor conhecimento, mais vendas, capacitação e retenção.
A surpresa anunciada na palestra é que a Comiva já faz parte do Broto, e os cooperados agora têm a oportunidade de fazer negócios pelo programa, com simulação de financiamento, e geração de lead para empresas, além de acessar alguns produtos da cooperativa. A intenção é atingir novas regiões do estado sem estar nesses locais de forma física.
"A oportunidade de fazer negócios digitais com o Projeto Broto potencializa muito os negócios, então faz muito sentido usar a ferramenta para ter acesso a possibilidades negociáveis", diz a representante do banco.
Exposição de carros antigos
Mais 30 carros antigos estão em exposição na Feinagro. O Clube Antigos do Asfalto trouxe para a feira várias relíquias. São mais de Adenilson Diniz, presidente do Clube que valoriza o “antigomobilismo”. Alguns carros chamam a atenção pela cor, outros pela forma e raridade. “Todos tem uma história com um carro antigo, era de um pai, de um amigo, se perguntar todos tem”, destacou Diniz. De acordo com o presidente Diniz, tem carros expostos avaliados em cerca de 1 milhão de reais. “Ainda dá tempo de vir ver, está linda a exposição”, disse.
Cooperativismo
A Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Goiás (OCB-GO) está presente na Feinagro com um stand que traz cursos rápidos para as futuras gerações e também uma vitrine de produtos das cooperativas apoiadas pelo sistema, com o objetivo de difundir o cooperativismo na comunidade.
"É muito importante a nossa participação na Feinagro para prestar esse suporte a uma das nossas cooperativas e para poder espalhar mais as 'sementes do cooperativismo', especialmente para as gerações atuais", disse o analista de sistemas da OCB, Maurílio Araújo. "As pessoas vêm aqui, conhecem a Comiva, mas talvez não conhecem tanto o cooperativismo, então a gente tá aqui justamente pra poder disseminar mais essa informação", conclui ele.