O BRASIL PODE SUPERAR A MÉDIA GLOBAL DE EXPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA EM 2023
O BRASIL PODE SUPERAR A MÉDIA GLOBAL DE EXPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA EM 2023
2023-02-09
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - USDA, as exportações globais como um todo crescerão somente 0,5%. Em contrapartida, o volume de exportação de carne bovina brasileira para este ano deve ser 3,5% maior do que o de 2022, que foi de 2,345 milhões de toneladas.
Isso será consequência de diversos fatores. O primeiro está relacionado à boa notícia sobre as habilitações ou reabilitações de plantas frigoríficas para a China e Indonésia. Apesar de os frigoríficos não exportarem imediatamente, isso vai diversificar o mercado internacional da carne bovina embarcada pelo Brasil.
Outro fator a ser analisado é relativo à redução na disponibilidade de gado dos Estados Unidos. Com a inversão do ciclo bovino na América do Norte, a produção de carne será baixa e, consequentemente, os custos serão mais elevados. Isso vai aumentar ainda mais a competitividade do Brasil, que terá grande potencial para ampliar sua participação no mercado.
Também devemos considerar as técnicas modernas de reprodução, como a inseminação artificial, que busca uma genética de qualidade, possibilitando otimizar a produtividade e eficiência. Tudo isso contribui fortemente para beneficiar a pecuária, permitindo ao Brasil fortalecer sua economia e importância como fornecedor global de proteína animal.
Essa projeção positiva para 2023 mostra o enorme potencial da carne brasileira em sua missão de alimentar o planeta. Mais do que isso, reflete o empenho dos nossos pecuaristas no compromisso com a alta qualidade da carne brasileira e no investimento em tecnologias para conquistar cada vez mais o gosto do mundo inteiro.