Em todo território nacional há mais de 180 mil hectares de pastagens, sendo em média 60% degradadas e sem o uso de irrigação e/ou fertilizantes. De toda pastagem presente no território nacional 80% é do gênero Brachiaria, forragem que possui características que se encaixam ao clima do Brasil. Dos fertilizantes produzidos e consumidos no país, apenas 5% são destinados as pastagens, já os outros 95% são destinados para outras culturas como: soja, milho, cana, café, entre outras. É de extrema importância que pecuaristas se atentem às suas pastagens para que nunca corram o risco de perdê-la por falta de manejo correto.
O solo não representa uma fonte inesgotável de nutrientes para as plantas, ou seja, dos
Macro, como nitrogênio, fósforo e potássio (N,P,K), e micro nutrientes, como pode pensar erroneamente alguns produtores. Há variação na quantidade de cada um dos elementos, de solo para solo, bem como existem nutrientes que se esgotam mais rapidamente que outros em virtude da lixiviação, erosão, absorção e remoção pelas plantas etc.
Através destas informações o produtor que deseja ter um pasto bem estabelecido no plantio ou com uma boa produção de matéria seca por hectare no período das aguas, deve repor os nutrientes exportados através da produção animal.
O capim em desequilíbrio nutricional tem baixa rentabilidade e vigor; assim ocorre no cenário geral o aparecimento de ervas daninhas, morte de plantas, baixos teores nutricionais e lotação animal/hectare inferior ao esperado para uma produção rentável economicamente.
A época é propicia as adubações, pois neste mês de novembro as chuvas já se estabeleceram no sudoeste goiano.As plantas estão em plena atividade fisiológica e com a fertilidade do solo alta obtemos resultadosde lotação superiores e produção maior de @/hectare ou uma produção de leite mais barata, pois a principal fonte de alimento e mais barata é o CAPIM.
Assim devemos voltar toda nossa atenção á ele nesta época do ano. Se queremos ter uma produção com custo baixo devemos aproveitar o máximo da nossa forrageira e assim maximizar nossos lucros na propriedade.É hora de investir no pasto aumentar o número de cabeças de animal/hectare de forma rentável e duradoura.
Na COMIVA os senhores(as)encontra todo o suporte necessário, Insumos de qualidade e uma correta indicação no manejo do seu pasto. Entre em contato com os técnicos e vendedores da cooperativa, vamos ter a melhor solução para seus desafios na pecuária.